sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Avaliação do curso

O curso foi o máximo! Também com a professora Maxlene! Aprendi várias ferramentas de aprendizagem que podem ser inseridas nas atividades de sala de aula, possibilitando novas formas de aprendizagem.Pena que foi apenas uma semana, mas adorei!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O TUX PAINT NA EDUCAÇÃO



Origem: Classe, a enciclopédia livre.

Este programa pode ser explorado para a Disciplina Educação Artística e também em todas as outras, para elaborar desenhos e ilustrações dos mais diversos conteúdos.
Faixa Escolar (Brasil)

Este tipo de software pode ser usado na Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Metodologia de ensino

Características adequadas a uma proposta de educação mais construtivista.

Usabilidade

Tux Paint é um programa de desenho para crianças. Ele possui uma interface simples com área de desenho de tamanho fixo, e diversas ferramentas de uso muito acessível para as crianças. Possui ainda tarjas explicativas para orientação.

Os Programas de Desenho e Pintura, desenvolvem a criatividade e imaginação infantil. Permitem desenhar, colorir, construir formas, ambientes conhecidos, são muito bem aceitos e tem grande valor educativo e alta capacidade de entretenimento.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

As mídias educam



A televisão, o cinema e o vídeo, CD ou DVD – os meios de comunicação audiovisuais – desempenham, indiretamente, um papel educacional relevante. Passam-nos continuamente informações, interpretadas; mostram-nos modelos de comportamento, ensinam-nos linguagens coloquiais e multimídia e privilegiam alguns valores em detrimento de outros.

A informação e a forma de ver o mundo provêm fundamentalmente da televisão. Ela alimenta e atualiza o universo sensorial, afetivo e ético das crianças e jovens de forma mais despretensiosa e sedutora, o que torna mais difícil para o educador contrapor uma visão mais crítica, um universo mais abstrato, complexo e na contra-mão da maioria como a escola se propõe a fazer.

Esse reconhecimento significa que os procesos educacionais convencionais e formais, como a escola, não podem ignorar essas linguagens para o conhecimento e exigir somente o desenvolvimento da escrita e do raciocínio lógico, precisa valorizar esta iconosfera tão atraente e, em conseqüência, tão eficiente para o processo aprendizagem.

É fundamental que a criança aprenda a equilibrar o concreto e o abstrato, a passar da espacialidade e contigüidade visual para o raciocínio seqüencial da lógica falada e escrita. Não se trata de opor os meios de comunicação às técnicas convencionais de educacionais de educação, mas de integrá-los, de aproximá-los para que a educação seja um processo completo, rico, estimulante.

Em conseqüência disso, precisa-se estabelecer pontes efetivas entre educadores e meios de comunicação. Educar os educadores para que, junto com os seus alunos, compreendam melhor o fascinante processo de troca, de informação-ocultamento-sedução,os códigos polivalentes e suas mensagens. Educar para compreender melhor seu significado dentro da nossa sociedade, para ajudar na sua democratização, onde cada pessoa possa exercer integralmente a sua cidadania.

Essa relação Comunicação, Meios de Comunicação e Escola se dá em três níveis: organizacional, de conteúdo e comunicacional. Desenvolver a inteligência, as habilidades e principalmente, as atitudes significa educar para a vida, ou seja, ajudar o educando a encontrar um eixo fundamental para a sua vida, a partir do qual possa interpretar o mundo (fenômenos de conhecimento), desenvolva habilidades específicas e tenha atitudes coerentes para a sua realização pessoal e social.

As tecnologias são pontes que se abrem a sala de aula para o mundo, que representam, medeiam o nosso conhecimento do mundo. São diferentes formas de representação da realidade, de forma mais abstrata ou concreta, mais estática ou dinâmica, mais linear ou paralelea, mas todas elas, combinadas, integradas, possibilitam uma melhor apreensão da realidade e o desenvolvimneto de todas as potencialidades do educando, dos diferentes tipos de inteligência, habilidades e atitudes.

A educação é um processo de construção da consciência crítica. Essa construção começa com a problematização, seguida da recontextualização e finalizando com a síntese. A educação para a comunicação precisa da articulação de vários espaços educativos, mais ou menos formais como o meio familiar, a relação comunicação-escola, comunicação-comunidade.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Eco da Vida

Um pequeno garoto e seu pai caminhavam pelas montanhas.
De repente o garoto cai, se machuca e grita:
_ Aai!!!
Para sua surpresa escuta a voz se repetir, em algum lugar da montanha:
_Aai!!!
Curioso, pergunta: _ Quem é você?
Recebe como resposta: _ Quem é você?
Contrariado, grita: _ Seu covarde!
Escuta como resposta:_ Seu covarde!
Olha para o pai e pergunta aflito: _ O que é isso?
O Pai sorri e fala: _ Meu filho, preste atenção!
Então o pai grita em direção à montanha: _ Eu admiro você!
A voz responde:_ Eu admiro você!
De novo o homem grita: _ Você é um campeão!
A voz responde: _ Você é um campeão!
O garoto fica espantado sem entender nada.
Então o pai explica:
As pessoas chamam isso de ECO, mas na verdade isso é a VIDA.
Ela lhe dá de volta tudo o que você diz ou faz.
Nossa vida é simplesmente o reflexo das nossas ações.
Se você quer mais amor no mundo, crie mais amor no seu coração.
Se você quer mais responsabilidade da sua equipe, desenvolva a sua responsabilidade.
Se você quer mais tolerância das pessoas, seja mais tolerante.
Se você quer mais alegria no mundo, seja mais alegre.
Tanto no plano pessoal quanto no profissional, a vida vai lhe dar de volta o que você deu a ela.
SUA VIDA NÃO É UMA COINCIDÊNCIA;
SUA VIDA É A CONSEQUÊNCIA DE VOCÊ MESMO!